Para universalizar o ensino mA�dio A� preciso mais investimento, diz MEC

4 de julho de 2011

Aumentar o financiamento A� o primeiro passo para cumprir a emenda constitucional que torna o ensino mA�dio obrigatA?rio a partir de 2016. A avaliaA�A?o A� da secretaria de EducaA�A?o BA?sica do MinistA�rio da EducaA�A?o, Maria do Pilar Lacerda, que concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Aprendiz. a�?NA?s precisamos construir escolas de ensino mA�dio e deixar a oferta majoritariamente no diurnoa�?, afirmou. a�?Mas nA?o basta construir salas com uma cadeira enfileiradas. SA?o necessA?rios novos espaA�os, para exercA�cios diferentesa�?. Dos 3,6 milhA�es de jovens que se matriculam no Ensino MA�dio, apenas 1,8 milhA?o conseguem concluir esta etapa, de acordo com o estudo a�?A Crise de AudiA?ncia no Ensino MA�dioa�?, do Movimento Todos pela EducaA�A?o e do Instituto Unibanco. Em 2007, dois em cada dez jovens brasileiros de get best pills. 15 a 17 anos estavam fora da escola (18%).

Portal Aprendiz a�� A emenda constitucional 59, aprovada em setembro de 2009, determina a obrigatoriedade da frequA?ncia escolar dos 4 aos 17 anos a partir de 2016. Que estratA�gias o governo deve adotar para universalizar o ensino mA�dio dentro desse prazo?
Maria do Pilar Lacerda a�� A emenda A� radical e determina que atA� 2016 teremos que organizar as redes municiais, estaduais e federais de ensino mA�dio para atender esses milhA�es de brasileiros que estA?o fora da escola ou que estA?o na escola, mas nA?o na idade correta. O primeiro passo A� garantir o aumento do financiamento. NA?s precisamos construir escolas de ensino mA�dio para que a oferta seja majoritariamente no diurno, pois jovens de 14 a 17 anos devem estudar de manhA? ou A� tarde, mas nA?o a noite. EntA?o precisamos aumentar a rede fA�sica, mas nA?o basta construir salas com uma cadeira enfileiradas. SA?o necessA?rios novos espaA�os, para exercA�cios diferentes. A outra estratA�gia A� garantir a formaA�A?o de professores para que tenhamos profissionais com uma formaA�A?o muito estruturada para trabalhar com a juventude.

Portal Aprendiz a�� Quais os principais desafios da Secretaria de EducaA�A?o bA?sica nesse novo governo, com relaA�A?o ao Ensino MA�dio?
Maria do Pilar a�� O ensino mA�dio A� hoje uma das prioridades da pasta da educaA�A?o. Os focos sA?o educaA�A?o infantil, valorizaA�A?o dos professores e ensino mA�dio, tanto o convencional como o tecnolA?gico. Esse A?ltimo ganhou um projeto especA�fico, o Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino TA�cnico e ao Emprego]. Para o clA?ssico, temos o Programa Ensino MA�dio Inovador, que esta sendo replicado em 377 escolas de 18 estados. Ele prevA? evitar a evasA?o, flexibilizar o currA�culo e tornA?-lo mais atrativo para o jovem, dialogando com outros conhecimentos e outras aprendizagens. NA?o se trata de um ensino mA�dio apenas prazeroso e divertido, mas de transformA?-lo em um espaA�o em que o aprendizado e o conhecimento tenham significado e sejam transformadores para o jovem.

Portal Aprendiz a�� O ensino mA�dio A� etapa escolar com o A�ndice de evasA?o mais alto. Que outras estratA�gias, alA�m do Pronatec e do Ensino MA�dio Inovador, o MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC) tem implantado para combater evasA?o e aumentar o interesse? O ensino profissionalizante A� uma delas?
Maria do Pilar a�� A importante A� ter um currA�culo do ensino mA�dio que seja contemporA?neo, que reconheA�a nossa juventude, a sociedade em que ela vive e os conhecimentos aos quais tem acesso. A� a chamada GeraA�A?o Y, que A� digital e pra quem uma educaA�A?o analA?gica nA?o faz sentido. LaboratA?rios de informA?tica, formaA�A?o de professores, principalmente de ciA?ncias exatas e biolA?gicas, e aumento do financiamento para educaA�A?o bA?sica sA?o algumas das principais estratA�gias. A flexibilizaA�A?o do currA�culo e a reorganizaA�A?o da estrutura escolar tambA�m. O ensino mA�dio profissionalizante A� uma boa opA�A?o para a juventude brasileira, mas nA?o pode ser a A?nica. Temos que atender tanto os que vA?o fazer a opA�A?o pelo mA�dio tA�cnico, tanto os que querem concluir seus estudos no nA�vel superior.

Portal Aprendiz a�� Quais os maiores desafios para o ensino mA�dio?
Maria do Pilar a�� NA?s precisamos trazer mais de 1,5 milhA�es de jovens que estA?o fora das escolas, acelerar a formaA�A?o dos jovens de 15 e 16 anos que ainda estA?o no ensino fundamental e evitar que os atuais alunos se afastem da escola e desistam dela. Para isso temos uma articulaA�A?o muito sA?lida com governos estaduais, que sA?o responsA?veis por mais de 90% das matrA�culas pA?blicas do ensino mA�dio. O MEC vai escrever, atA� o final de 2012, as Expectativas de Aprendizagem para o Ensino MA�dio. Elas serA?o sincronizadas com o formato das propostas do Enem [Exame Nacional do Ensino MA�dio] para o que ensino mA�dio tenha um impacto nas provas de acesso A� universidade, e nA?o o contrA?rio, como acontece hoje. O que queremos A� que tanto o ensino fundamental como o mA�dio tenham escritas as expectativas de aprendizagem. Com ela as escolas saberA?o o que, ao final do primeiro ano, os alunos deverA?o ter aprendido. Como ela vai se organizar para que o jovem tenha esse conhecimento, faz parte da autonomia, garantida em lei, de cada escola.

Portal Aprendiz a�� Quais benefA�cios do Plano Nacional de EducaA�A?o para o ensino mA�dio?
Maria do Pilar a�� Primeiro A� o enfoque que se dA? a ele. A� preciso lembrar que atA� sete ou oito anos atrA?s o ensino mA�dio nA?o tinha financiamento de merenda, livro didA?tico e transporte escolar. O ensino mA�dio, assim como a educaA�A?o infantil, passou a ter destaque nas polA�ticas pA?blicas federais e estaduais. O Plano Nacional de EducaA�A?o reflete e retrata a importA?ncia que o ensino mA�dio e a juventude tA?m para a sociedade. E A� muito importante destacar que o ensino mA�dio, mais que um preparar para universidade, A� um momento de vivencia da adolescA?ncia, para que o jovem conheA�a todas as A?reas do conhecimento, para que entenda melhor os elementos que tem significado para a sociedade contemporA?nea e para que todas as suas escolhas pessoais, profissionais e A�ticas sejam fundamentadas no conhecimento. O ensino mA�dio deve prever a formaA�A?o de sujeitos autA?nomos. Eu percebo o reflexo dessa preocupaA�A?o nas metas e nas estratA�gias do Plano.

Fonte:A�Sarah Fernandes – Portal Aprendiz